Resenha: Cosmic Tarot


O Tarô Cósmico foi o primeiro baralho que comprei de verdade. Ou seja, aquele que, dentre várias opções, você escolhe por causa da beleza e do traçado e não só devido a sua utilidade prática. Ele marcou um instante especial na minha vida, porque, naquela época, o mercado de tarôs ainda era limitado e a internet não estava em uso a ponto de se poder encomendar baralhos estrangeiros sem nenhum medo de extravio ou golpe no cartão de crédito. Assim, precisava se contar com a “sorte”  quando se visitava alguma loja ou livraria. Fora que o preço era muito maior, o que tornava a compra em si mais importante.

Anos se passaram e o fato é que, agora, mesmo o Cósmico sendo apenas uma parte da minha coleção, ele ainda permanece como aquele que me despertou a vontade de colecionar. Por isso, antes que pensem que compro compulsivamente, revelo que tenho uma regra básica: adquirir sempre um baralho que me traga uma luz nova de interpretação. Desse modo, evito ter tarôs muito parecidos entre si.

db_COS-_Z_-_Ruckseite1

Em relação ao tarô em si, publicado pela US Games em 1986, o Tarô Cósmico foi criado por Norbert Lösche, que também o ilustrou ricamente, provavelmente à mão. Seu tamanho é considerado padrão (7 cm x 12 cm) e as cartas possuem uma borda branca ao redor de cada uma e, atrás, mostram uma estrela de cinco pontas dentro do espaço (imagem acima).

Em termos de interpretação, ele segue o padrão de Crowley, no qual os valetes são princesas e os cavaleiros, príncipes, porém os reis continuam com este título.

db_COS-_Stab_11_-_Prinzessin1

Princesa de Paus (Valete de Paus)

Já os arcanos menores são ilustrados com cenas como os de Waite.

db_COS-_Kelch_091

9 de Copas

Se vocês comprarem o livro do Veet Pramad, Curso de Tarô (veja a resenha dele aqui) verão que ele usa este tarô como ilustrações.

Os Arcanos Maiores são vistos mais de perto, quase em close-up. As imagens, no geral, têm um ar mais moderno e contemporâneo.

db_COS-_VIII_-_Gerechtigkeit1

Justiça

db_COS-_Kelch_14_-_Konig1

Rei de Copas

As figuras da corte, por sua vez, trazem associações astrológicas de forma bem evidente. O Rei de Copas tem o símbolo de câncer, preso ao seu casaco (imagem acima).

Este deck serve para iniciantes, mas é importante entender que ele segue mais as interpretações de Crowley que de Waite.

db_COS-_Schwert_051

5 de Espadas

Dois exemplos disso são o 5 de Espadas que mostra imobilidade ao invés de uma disputa e o 7 de Ouros que fala de fracasso ao invés de um momento de transição, reavaliação ou mesmo investimento e colheita.

db_COS-_Pentakel_071

7 de Ouros

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 03/05/2013, em Artigos, Baralhos, Tarô. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Raramente encontro alguém falando sobre o cosmic tarot. Ele é lindo ♥

    Curtir

  2. Ele usa este baralho ou o do Crowley no livro?

    Curtir

  1. Pingback: Quer comprar um Tarô novo? | Tarolando

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: