Resenha: Curso de Tarô e Seu Uso Terapêutico – Veet Pramad


Este foi um dos primeiros livros de Tarô que li e realmente influenciou a forma como eu jogo, que visa mais a parte psicológica e comportamental do que simplesmente a oracular, apesar de ela sempre existir em todas as consultas. Afinal, todo mundo quer saber o que vai acontecer!

Nesta obra, Veet Pramad faz um dossiê amplo sobre cada carta, contando a história, falando da simbologia e relacionando o Tarô à Árvore da Vida da cabala. Ele também traz alguns conceitos de astrologia e numerologia e os relaciona às cartas.

Adaptando a tiragem da Cruz Céltica para uma leitura mais de diagnóstico emocional, ele utiliza o Tarô de Crowley, que nunca foi um dos meus favoritos, como base interpretativa, o que leva algumas cartas a terem sentido diverso se comparadas ao Tarô de Waite. Por exemplo, o 7 de Ouros, que fala de mudança de rumo, de colheita, de revisão de caminhos para o último, se torna a imagem do fracasso para o primeiro.

Para autoconhecimento, as leituras que se pode fazer dentro deste sistema são bastante profundas e interessantes, porém, devo admitir que nunca levei muito em consideração as relações numéricas e astrológicas das cartas, focando mais no aspecto psicológico, nos comportamentos humanos que podem ser visualizados através dos significados das cartas. Por exemplo, uma pessoa regida pelo Carro sempre quer vencer, não importa se será bom para ela ou não.

Assim, as posições da Cruz Céltica para Veet são: Momento Atual/ Oposição (que mostram as energias do momento presente)/Âncora (o grande defeito, por assim dizer)/ Método (como superar a Âncora)/ Caminho do Crescimento (primeiros resultados ao se seguir o Método)/ Necessidade Interna (do que o consulente realmente precisa)/ Relacionamentos (como se relaciona)/ Infância (o que traz da infância para este momento)/ Resultado Interno/ Resultado Externo (o que pode conseguir interna e externamente se seguir os aconselhamentos).

O bom do livro é que ele pode ser usado como guia pessoal, pois traz os significados de cada carta dentro de cada um das posições listadas acima. Portanto, no caso de consultas para nós mesmos, podemos nos eximir das dúvidas interpretativas que acontecem quando estamos vendo nossa própria vida.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/01/2012, em Artigos, Resenhas de Livros, Tarô e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Cris Fernandes

    Olá Vanessa esse Livro Curso de tarô e seu uso terapeutico vem com o Taro? Grata!

    Curtir

  1. Pingback: Resenha: Cosmic Tarot | Tarolando

  2. Pingback: Bibliografia básica recomendada | Tarolando

  3. Pingback: Baralhos para Conhecer: Terapêuticos | Tarolando

  4. Pingback: Retrospectiva 2015: alguns dados | Tarolando

  5. Pingback: JUNHO: Os 5 Posts mais lidos do blog | Tarolando

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: