Tarô e Cultura: Etteilla – 1001 Fantasmas (Alexandre Dumas)


Capa do livro

Capa do livro

Li recentemente o livro A mulher da gargantilha de veludo e outras histórias de terror, de Alexandre Dumas, numa edição comentada e ilustrada, da Zahar. Esta foi a primeira obra deste autor que realmente li, pois, apesar de conhecer muito suas histórias, que foram adaptadas à exaustão no teatro, cinema e televisão, não conhecia o estilo literário dele. Felizmente gostei bastante e recomendo este livro que, mesmo não sendo conhecido, traz histórias intrigantes. E, qual não foi minha surpresa ao me deparar com o nosso famoso amigo Etteilla numa das páginas do livro? Aliás, muitas páginas, pois compõe os contos de 1001 Fantasmas como personagem e narrador.

Esta obra começa com os contos 1001 Fantasmas, que se trata de um jantar no qual cada convidado expõe uma história de suspense, mistério ou terror. Etteilla conta uma das últimas histórias, chamada O Bracelete de Fios de Cabelo, a página 139*.

Antes de entrar nos detalhes, porém, para quem não está a par, Etteilla foi um famoso cartomante no século XVIII, cujo nome verdadeiro era Jean-Baptiste Alliette. Seu pseudônimo é, portanto, um anagrama de seu sobrenome.

scan0010

Existe um baralho com seu nome, que acompanha um livro da Editora Madras.

O_LIVRO_DE_THOTH_1290432672B

Para saber mais sobre a história desse “primeiro tarólogo profissional”, basta acessar um artigo do Clube do Tarô aqui.

De volta ao livro, Alexandre Dumas descreve Etteilla (páginas 43 e 54) de forma não muito elogiosa, afirmando que ele veste roupas encardidas, empoeiradas, rotas, manchadas e fora de moda, além de ter uma aparência de homem pequeno e roliço, atarracado, com cara de esfinge, roufenho, com boca ampla e desdentada. Seus cabelos são ralos, compridos e amarelados.

etteilla2

Retrato de Etteilla, tirado do site Taroflexions

No momento da história ele conta com setenta e poucos anos, mas afirma que possui 275.

Os outros personagens o vêem com desconfiança e sabem que ele mexe com “cartas e números”, que seus assuntos favoritos sãos os “tarôs, baralhos, sortilégios, ciências egípcias de Thoth”.

Uma sessão com Etteilla - Site da Mary Greer

Uma sessão com Etteilla – Site da Mary Greer

Comentam também que ele tem o costume de jogar na loteria e que escreve pequenas brochuras “quem ninguém lê”.

*Sobre a história que ele conta para os amigos no jantar, tem uma cena interessante num cemitério, no qual a figura da Morte surge pintada em um muro e aponta com o dedo o local certo de uma sepultura. 

Dança Macabra

Dança Macabra

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 01/22/2015, em Artigos, Baralhos, Curiosidades, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: