Facetas dos Arcanos: 3 de Espadas


As palavras-chaves do 3 de Espadas são: morte, ferimento, desencanto, decadência, tristeza, lágrimas, entorpecimento, desenganos, mentiras, conflito, desordem, dispersão, abandono, rompimento, incompatibilidade, confusão, alienação, demora.

Alguns baralhos mostram apenas alguma de tantas facetas. Daí ser importante entender a essência do arcano e não se fixar apenas na imagem que você tem a sua frente.

Veja o que cada baralho traz sobre o 3 de Espadas:

Ferimento/desencanto pelo Rider-Waite Tarot

Waite_-_Schwerter_03

Morte pelo Tarô do Renascimento

Renaissance-Trevisan_-_Schwerter_03

Lágrimas/tristeza pelo Osho Zen Tarot

Osho_-_Luft_-_03

Rompimento/abandono pelo Anna.K Tarot

Anna_K_-_Schwerter_03

Mentira pelo Bosch Tarot

Bosch_-_Schwerter_03

Conflito pelo Northern Shadows Tarot

Northern_Shadows_-_Schwerter_03

Alienação pelo Hudes Tarot

Hudes_-_Schwerter_03

Demora pelo Lenormand Tarot

Lenormand-Tarot_-_Schwerter_03

Cuidado!

Vários baralhos trazem imagens que não indicam nenhuma dessas palavras-chaves, tais como:

Druiden_-_Schwerter_03Medieval_-_Schwerter_03Harmonious_-_Romantisches_-_Schwerter_03

Tarot of Druids/ Medieval Tarot/Harmonious Tarot

Veja que o primeiro dá noção de perícia/habilidade, o segundo mostra um experimento científico e o terceiro, alguém sendo ajudado por outro.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 12/10/2015, em Artigos, Baralhos, Tarô e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Vanessa, essas cartas são incríveis, sou apaixonada pela criatividade dos desenhistas de cartas de tarô! Você tem todos esses? *—*

    Curtir

  2. Vanessa, no caso desses baralhos que trazem imagens que geralmente fogem das palavras-chaves normalmente atribuídas as cartas (talvez até mesmo através dos baralhos mais antigos como Marselha e Waite), você acredita que o melhor seria seguir o significado “original” da carta (já que os primeiros baralhos nem mesmo traziam ilustrações para os arcanos menores e portanto cada carta teria sim seu significado próprio) ou considerar cada baralho como único e seguir sua simbologia?!

    Eu estou bastante curioso quanto a isso por conta de um baralho que eu queria muito mas as vezes acho a sua simbologia um pouco distante das clássicas. Eu realmente gosto muito de tudo o que vc sempre escreve e achei que talvez tivesse uma opinião que me esclarecesse ou me guiasse nesse sentido.

    De qualquer forma me desculpe por esse comentário tão extenso e boa sorte na sua carreira =]

    Curtir

    • Agradeço sua visita, Pedro! Quanto a sua dúvida, penso que seja melhor manter uma linha interpretativa fixa, não importa o baralho que você use, para que suas leituras não sejam confusas e você possa confiar nelas. Afinal, com muitas possibilidades a nossa disposição, podemos ser tendenciosos nas respostas. Agora, se de vez em quando você quiser explorar novas associações, deixe isso claro para si mesmo antes de tirar as cartas. Assim, você pode usar este baralho que você gosta de duas formas – a segura, baseada nos significados padrão e uma mais lúdica, sustentada pelas imagens do baralho em si. Espero tê-lo ajudado. Um grande abraço!

      Curtir

  1. Pingback: Resumo de Novembro e Dezembro/2015 | Tarolando

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: