Associações no Tarô


Quando vamos fazer uma leitura, é preciso entender que cada carta é como uma palavra no dicionário: cheia de possíveis significados e sinônimos. Portanto, para que a interpretação seja coerente é necessário saber associar, de forma lógica, o universo de cada arcano de modo que, juntos, formem um sentido contínuo e coerente com a pergunta feita. Porém, para não “viajar” nesta busca, é necessário ter claro o método usado e a linha interpretativa.

Por isso, coloco alguns exemplos da diferença de respostas que pode haver se usarmos baralhos e conhecimentos diferentes.

  Visconti_-_XVIII_-_Der_MondVisconti_-_XVII_-_Der_SternVisconti_-_XVI_-_Der_Turm

Visconti Tarot

Pergunta: Ele me ama?

Resposta: Lua/ Estrela/ Torre

Método: Sem método, só tirei as cartas e vou ler. Bem, Lua significa paixão, mistério…(será que ele esconde algo?). A Estrela fala de esperança, alguma coisa vindo à luz…(acho que vou descobrir sua traição)…É mesmo! Torre é desgraça à vista. Ele não só não me ama, como me trai e eu vou descobrir!

(Como vê, neste caso eu segui por uma linha totalmente solta que muitas vezes pode mostrar mais meu medo do que a realidade. Afinal, eu poderia ter lido que ele é tão apaixonado por mim [Lua] que me idealiza [Estrela] ao ponto de não ver minhas falhas [Torre])

Waite_-_XVIII_-_Der_Mond Waite_-_XVII_-_Der_SternWaite_-_XVI_-_Der_Turm

Pergunta: Ele me ama?

Resposta: Lua/ Estrela/ Torre

Método 3 Cartas – Positivo/Negativo/ Resultado: Pelo Waite sei que ele está sentindo medo, apreensão, que acredita em ilusões e que está confuso. Isso é o que existe. O que não existe nele é esperança, positividade, inspiração, generosidade ou equilíbrio. O resultado disso é uma crise emocional, uma explosão de raiva ou ainda uma caída à realidade. Logo, ele não me ama, pois está mais envolvido com seus problemas internos que comigo. Portanto, pode acabar percebendo isso e indo embora.

Marseille-Grimaud_-_XVIII_-_La_Lune Marseille-Grimaud_-_XVII_-_L__Etoile Marseille-Grimaud_-_XVI_-_La_Maison_Diev

Pergunta: Ele me ama?

Resposta: Lua/ Estrela/ Torre

Método 3 Cartas – Positivo/Negativo/ Resultado: Por Marselha, fica claro que ele é apaixonado, mas dependente emocional, que tem medo de ser rejeitado ou abandonado. Além disso, falta a ele leveza e afeto genuíno. Então, ele está mais no relacionamento para se sentir amado que me amar. Daí que o resultado é uma possível separação, causada por ele mesmo (afinal, quem tem medo demais acaba se autossabotando e materializando o que teme).

Como Tarô é Tarô, as respostas acabam confluindo no mesmo desfecho: não existe amor suficiente e uma crise se avizinha. Porém, no primeiro caso eu vou ficar nervosa com ele achando que está me traindo. No segundo, vou perceber que ele não sente muita coisa e ainda vai me fazer mal. No terceiro, entendo que ele de fato gosta de mim, mas que não sabe lidar com isso e, portanto, fará mal a si mesmo.

Mesmo que as respostas se pareçam, irão gerar reações diferentes em mim. Se ele está me traindo, posso invadir a privacidade dele para confirmar ou ainda deixá-lo. Se ele vai me fazer mal, também posso ficar na defensiva e terminar antes, para evitar ser rejeitada. Agora, se ele tem problemas emocionais e pode se autossabotar, eu posso conversar com ele e tentar descobrir uma forma de ajudá-lo. Nos dois primeiros casos eu ajudo a acabar o relacionamento, seja atacando ou me defendendo. No último, eu tento salvá-lo.

É claro que cada uma dessas respostas pode ser verdadeira, desde que antes de jogar você tenha tido clareza de que aquele era o jogo e o baralho que você ia seguir, pois isso diminui a margem de erro. Até porque, sem isso, posso usar o Waite, mas ler como se fosse Marselha ou ainda usar o método das 3 cartas, mas ficar fazendo associações livres.

Aliás, fazer associação livre é a forma mais fácil de errar, pois deixamos a imaginação correr solta. Tal como numa tradução literária, na leitura de Tarô temos que usar regras, entender o contexto, conhecer profundamente a língua utilizada para nos aproximarmos ao máximo da realidade e ajudarmos a nós mesmos e ao consulente em sua busca por respostas úteis e claras.

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/31/2015, em Artigos, Baralhos, Combinações, Tarô e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

