O I Ching – A Luneta Âmbar


Capa do livro A Luneta Âmbar

Capa do livro A Luneta Âmbar

No livro A Luneta Âmbar de Philip Pullman, autor que já citei neste texto aqui, uma das personagens, Mary, que é cientista, está perdida num dos vários universos que existem e, sem saber para onde ir, resolve parar e consultar o I Ching.

Acredito que esta é a primeira vez que vejo este oráculo citado num livro. A outra vez que o vi foi na série da Netflix, Marco Polo. O governante mongol, Kublai, sempre consultava o I Ching para tomar decisões. Mas não só ele, também fazia mapas astrológicos e seguia os ditos de Confúcio.

Kublai Khan, na série Marco Polo

Kublai Khan, na série Marco Polo

Como explico neste texto, existem três tipos de se jogar o I Ching, em ordem decrescente de dificuldade: varetas, moedas ou cartas. No caso, Mary levou as varetas e o Livro das Mutações consigo, já que a prática envolve encontrar o hexagrama e depois ler o que significa.

Tabela de hexagramas possíveis

Tabela de hexagramas possíveis

As respostas do I Ching costumam ser bastante enigmáticas, mas ele costuma ser um bom amigo em momentos de crise. Mesmo sendo taróloga, às vezes é bom receber um conselho que não exija de você todo um trabalho mental de interpretação e que seja dado de forma simples, porém, certeira.

Moedas usadas para jogar

Moedas usadas para jogar

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 01/08/2015, em Artigos, Curiosidades, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: