O I Ching – A Luneta Âmbar


Capa do livro A Luneta Âmbar

Capa do livro A Luneta Âmbar

No livro A Luneta Âmbar de Philip Pullman, autor que já citei neste texto aqui, uma das personagens, Mary, que é cientista, está perdida num dos vários universos que existem e, sem saber para onde ir, resolve parar e consultar o I Ching.

Acredito que esta é a primeira vez que vejo este oráculo citado num livro. A outra vez que o vi foi na série da Netflix, Marco Polo. O governante mongol, Kublai, sempre consultava o I Ching para tomar decisões. Mas não só ele, também fazia mapas astrológicos e seguia os ditos de Confúcio.

Kublai Khan, na série Marco Polo

Kublai Khan, na série Marco Polo

Como explico neste texto, existem três tipos de se jogar o I Ching, em ordem decrescente de dificuldade: varetas, moedas ou cartas. No caso, Mary levou as varetas e o Livro das Mutações consigo, já que a prática envolve encontrar o hexagrama e depois ler o que significa.

Tabela de hexagramas possíveis

Tabela de hexagramas possíveis

As respostas do I Ching costumam ser bastante enigmáticas, mas ele costuma ser um bom amigo em momentos de crise. Mesmo sendo taróloga, às vezes é bom receber um conselho que não exija de você todo um trabalho mental de interpretação e que seja dado de forma simples, porém, certeira.

Moedas usadas para jogar

Moedas usadas para jogar

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei com mídias e publicações (jornais, internet e revistas), mas minha paixão sempre foi o Tarô, com o qual tenho uma vivência de mais de 20 anos. Atualmente resido em Franca, em São Paulo, sendo taróloga profissional – atividade reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 01/08/2015, em Artigos, Curiosidades, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: