Embaralhando, cortando e escolhendo


Parece algo simples, mas, para quem está começando, se trata de um mundo novo e acaba gerando dúvidas. O fato é que o movimento de embaralhar, cortar e escolher as cartas é parte fundamental de qualquer consulta de Tarô. O interessante é que cada pessoa tem um jeito com o qual se acostuma a proceder nestas etapas, embora alguns possam repetir gestos, na minha opinião, desnecessários, como cortar sempre com a mão esquerda, defumar as cartas com incenso, etc.

EMBARALHAR

Tarô

O jeito como eu embaralho tem muito a ver com meu avô, que me apresentou as cartas de jogar (veja mais aqui). Como se pode ver nas fotos, gosto de deslizar, misturando na diagonal, como fazem os crupiês nos cassinos. Para mim é a morte ver alguém embaralhando verticalmente (enfiando uma parte do monte em outro, forçando as cartas de cima para baixo), pois acho que isso estraga demais o baralho, pelo atrito. Aliás, não sou do tipo que usa o mesmo baralho até rasgar. Gosto dele sempre novinho. Desse modo, não uso incenso, pois isso enegrece as cartas. Posso até deixar um queimando na sala, mas sem contato direto.

Tarô-2

Tarô-3

CORTAR

Eu corto como uma preparação para a pergunta e uma vez só. Antigamente, seguindo uns livros que tinha, cortava três vezes, depois rearranjava o monte. Hoje percebo que cortar uma vez e com qualquer mão, serve ao propósito, sem que tenhamos que complicar, colocando regras demais.

Tarô-4Tarô-5

ESCOLHER

E como diz Nei Naiff, é aqui que a mágica do Tarô, se é que existe, acontece: quando escolhemos as cartas que dirão exatamente o que está acontecendo conosco ou com nosso cliente. Ultimamente tenho gostado mais de dispor as lâminas em leque e retirar as cartas, do que embaralhar, cortar e puxá-las na sequência. Por causa disso, às vezes nem é preciso embaralhar muito. Você já abre o leque, se concentra e tira a quantidade de cartas necessárias para o jogo escolhido.

Tarô-8

O importante é que você se sinta à vontade, leve e descontraído, pois, se algo tão simples como estas três etapas demorar muito tempo pela insegurança ou hesitação, isso vai deixar a leitura truncada lá na frente.

Assim, caso você sinta desconforto após tirar as cartas, sentindo que elas não estão “combinando”, faça um acordo com seu baralho previamente e retire uma carta para saber se a jogada está correta. Você pode criar seu próprio sistema de respostas sim ou não. Eu uso o seguinte: se sai Pendurado, Morte, Diabo, Torre ou Lua é porque a jogada está errada. Aí, misturo tudo de novo e escolho novas cartas.

É claro que isso acontece raramente, mas respeito quando a sensação aparece. Já percebi que algumas pessoas muito ansiosas ficam tão nervosas na consulta que as jogadas ficam mesmo esquisitas. Porém, não ouso em tentar explicar o motivo dessa impressão. Eu apenas percebo de que algo não está fluindo e resolvi criar este mecanismo para evitar leituras equivocadas.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 11/21/2014, em Artigos, Baralhos, Curso, Tarô, Tiragens e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: