Dia das Bruxas: Arcanos Horripilantes – A Morte


O Dia das Bruxas está chegando e nada como relembrar os arcanos do Tarô que nos botam medo nos baralhos mais nefastos que andam por aí. Tentarei trazer um por dia nas próximas duas semanas, a começar pela Morte (bastante apropriado, não?)

Arcano 13

A Morte geralmente não é bem vista dentro do imaginário popular, mas nós, tarólogos, sabemos que ela não é de todo ruim, sendo até ilustrada de forma graciosa em alguns decks, como é o caso do Tarot of Methamorphosis ou do Art Nouveau Tarot

Metamorphose_-_XIII_-_Der_TodArt Nouveau Tarot

Porém, como o objetivo é amedrontar, estas outras imagens querem mesmo enfatizar o lado mais opressor da Morte. O Deviant Moon Tarot, por exemplo, mostra como as mudanças da vida nos subjugam, às vezes, ao ponto de implorarmos para que Ela nos poupe. Veja que existe, ao fundo, o contexto da Revolução Industrial, com suas fábricas a todo vapor e o navio (Era Moderna talvez?), afundando. A figura da Morte também está grávida, ilustrando uma nova fase para o mundo.

Deviant_Moon_-_XIII

O do Bruegel Tarot traz, por outro lado, a conformidade em relação à mudança. Mesmo que o consulente esteja de costas, em atitude piedosa, o rosto dele enfatiza o lamento de quando temos que deixar algo para trás, não devendo mais recuperá-lo. Com a cruz na mão, temos a ideia de que as mudanças são facilmente aceitas, mesmo que não totalmente compreendidas, trazendo um pouco da noção do “Deus/Destino/Universo assim quis”.

Bruegel_-_XIII_-_Der_Tod

Enquanto isso, outros mostram o desespero da mudança inevitável que ocorre quando perdemos a fé numa vida melhor. Veja que o das Mil e Uma Noites mostra uma pessoa em fuga, a do The Vampires Tarot of the Eternal Night um ser que nos hipnotiza, nos mantendo alienados e, por fim, o Secret Tarot traz a própria Morte em nosso encalço, pronta para arrancar nossa cabeça, como na Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. 

1001_-_XIII_-_Der_Tod

Vampire_der_ewigen_Nacht_-_XIII

Secret_-_XIII_-_Der_Tod

Afinal, se não mudamos de boa vontade, ela nos muda à força lá na Torre.

Universal Goddess Tarot

Universal Goddess Tarot

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 10/21/2014, em Artigos, Baralhos, Curiosidades, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: