Resenha Jung e o Tarô – Sallie Nichols: Parte II (O Mago)


Início do Capítulo 4

Início do Capítulo 4

Continuando com a resenha em partes do livro de Sallie Nichols (clique aqui para ler o primeiro post), hoje tratarei do Capítulo 4, referente ao Mago, chamado de “criador e embusteiro” pela autora.

Wirth Moderno

Wirth Moderno

Segundo ela, o arcano de número I se diferencia do Louco por canalizar a energia impulsiva e profunda do inconsciente deste para a humanidade, começando o processo de individuação (como diria Jung) ao utilizar métodos mágicos, que são os objetos que têm a sua disposição sobre a mesa, por estar relacionado a Hermes/Mercúrio, “o deus das revelações”.

Deus Mercúrio

Deus Mercúrio

Assim, entrando na questão da mágica, na qual ela se aprofunda bastante, Nichols afirma que o (página 60):

Mago tem o poder de revelar a realidade fundamental, o estado de ser que constitui a base de tudo.

Isso mostraria um avanço em relação ao Louco, devido a falta de foco e objetivo deste arcano. Por causa disso, durante alguns parágrafos, ela também nos traça a dinâmica de semelhança e disparidade entre Louco e Mago, para mostrar como esta transição do inconsciente para o consciente se opera, já que, tanto um quanto o outro carregam o arquétipo de embusteiro, mas se manifestam de formas distintas. Veja um trecho encontrado nas páginas 59-60:

O Louco nos prega peças; o Mago é capaz de realizar sua mágica diante de nós (…). O Louco é solitário (…). O Mago nos inclui em seus planos (…) O Louco é amador despreocupado; o Mago é um profissional sério.

Scapini

Scapini – A sabedoria que vem do conhecimento

Porém, nem sempre o Mago é visto com bons olhos, muitas vezes mostrando sua contradição nas páginas do Capítulo. Afinal, ele pode ser tanto aquele que nos ilumina com seu conhecimento, quanto o que nos engana e ilude nas feiras medievais com seus truques.

Dürer

Dürer – O ilusionista das praças

De todo modo, de acordo com a autora, o Tarô de Waite tira um pouco dessa roupagem negativa, em relação ao que é indicado pelo Tarô de Marselha, por exemplo. Então, ela aproveita o ensejo para discorrer sobre todos os elementos em cena na carta, tais como o chapéu e o bastão. A varinha do Mago, por exemplo, chega a ser comparada a batuta de um condutor de orquestra e o que isso simbolizaria dentro do contexto do arcano.

Waite

Waite – O lado mais bonito do Mago

Por fim, ela faz um esboço sobre os temas da criação e alquimia, terminando com a certeza de que (página 80):

o Mago nos ajuda a envolver-nos no mundo dos sonhos (…) e nos ajuda a fazer que (…) se realizem.

Coisa que com o Louco não seria possível, com seu caráter solto e sem nenhuma direção.

Tarô Medieval - O lado alquímico do Mago

Tarô Medieval – O lado alquímico do Mago

Veja aqui outros textos sobre o Mago:

Tarô e Símbolos: Mago

Você se parece com o Mago?

Tarô e Profissões: Mago

Tarô e Cultura: Mago – Merlin

Boas maneiras com o Tarô: Mago

Se você tem conta no Skoob, acompanhe minha leitura aqui

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 09/01/2014, em Artigos, Resenhas de Livros, Tarô e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: