Como lidar com clientes agressivos


508601565

Quando um cliente Louco vem armado do 3 de Espadas, é importante estar no clima do Julgamento.

De vez em quando acontece de um cliente sair insatisfeito da sua mesa de consulta e existem algumas causas para isso:

  1. Você não foi eficiente ou coerente por algum motivo: cansaço, inexperiência, arrogância, distração;
  2. Sua consulta foi adequada, mas o resultado foi o oposto do que o consulente queria ouvir;
  3. Sua consulta foi correta, mas o consulente tem um problema/distúrbio de personalidade que pode ser temporário ou permanente.

Assim, quando o ataque acontece, a primeira coisa que você deve ser perguntar é em qual das 3 opções acima você se enquadra. Portanto, se você estiver na:

  • primeira, é bom se desculpar e tentar compensar o cliente, seja remarcando, dando um desconto numa próxima ou na consulta em questão. Não sou a favor de não cobrar a consulta, pois, de todo modo, houve a “venda” do seu tempo. Você pode também refazer a leitura depois de um tempo e aprender com seus erros;
  • segunda, deve ficar firme, pois o ponto de conflito está sendo causado pela imaturidade do consulente. Seja respeitoso, claro, mas não tente mudar o que foi lido, pois isso fará mais mal que bem. Antes uma verdade doída do que uma ilusão doce. Considere também a possibilidade de tirar este cliente da sua lista e se afastar dele. Se ele não pode ser razoável, não há vantagem em ficar “batendo em ponta de faca”;
  • terceira, é melhor observar e tomar cuidado. Se for um ataque temporário, a própria pessoa vai perceber e se retratar, senão, é bom se proteger. Por isso, nunca atenda sozinho uma pessoa que você não conhece bem, principalmente se for na sua casa.
Arte tradicional chinesa usada nas portas para afastar os maus espíritos

Arte tradicional chinesa usada nas portas para afastar os maus espíritos

Por fim, a dica mais importante é: evite que isso aconteça, sempre se mantendo descansado, em paz e feliz. Geralmente é quando nossa energia se abaixa que atraímos problemas na vida cotidiana. Então, não atenda se:

  • sentir algo estranho em relação ao cliente;
  • estiver cansado;
  • estiver triste;
  • estiver ansioso;
  • não se sentir preparado;
  • estiver passando por algum problema pessoal que lhe deixa preocupado.
Se você for religioso, pode fazer orações, acender velas ou incensos antes e/ou depois da consulta.

Se você for religioso, pode fazer orações, acender velas ou incensos antes e/ou depois da consulta.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/28/2014, em Ação e Reação, Artigos, Tarô e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: