Tarô e Cultura: Previsões negativas na Primeira Guerra


paris

Lendo recentemente o livro “A História Secreta de Paris“, de Andrew Hussey, me deparei com esta frase na página 389, sobre a atitude do governo francês durante a Primeira Guerra Mundial: “o governo proibiu até cartomantes e astrólogos de fazer previsões ruins”.

ww1-joker-large

Baralho em comemoração às vitórias na Primeira Guerra

Isso me fez pensar sobre um texto que escrevi sobre previsões negativas e como lidar com elas. Nele afirmo: “o grande trunfo que ele [o Tarô] nos oferece é poder olhar de antemão obstáculos e problemas que hoje não temos uma noção muito clara, contribuindo, portanto, para uma diminuição de sofrimento.”

Desenho de Otto Dix, um alemão da Primeira Guerra, quando na trincheiras de Flandres, Bélgica.

Desenho de Otto Dix, um soldado alemão na Primeira Guerra, quando estava nas trincheiras de Flandres, Bélgica.

No caso da Primeira Guerra, a proibição nem precisava ser feita, já que os aliados ganharam. No entanto, se poderia ter aprendido muita coisa, se as cartas pudessem ter sido ouvidas livremente, sem censura. Apesar disso, é de se compreender o medo do pânico que o governo tinha. Afinal, não é todo mundo que tem maturidade para lidar com a Verdade, quando a mesma não se mostra favorável.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/17/2014, em Artigos, Cotidiano, Curiosidades, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: