Tarô e Símbolos: Julgamento


Tarot de Marseille de Paul Marteau - Editions Dusserre

Tarot de Marseille de Paul Marteau – Editions Dusserre

Usando o Tarô de Marselha, podemos visualizar alguns símbolos na carta do Julgamento:

Anjo – ligação entre o mundo espiritual e material. Esta figura também representa o Arcanjo Gabriel, chamado tanto “da Ressurreição”, quanto “do Apocalipse”.

Trombeta – anunciação divina e destino. Geralmente é soprado pelo anjo anunciador. Trata-se de uma forma de “acordar” as pessoas de sua ignorância.

Luz solar – felicidade. Contém o mesmo simbolismo da carta do Sol.

Bandeira – nação, tribo, região. Pode ser um símbolo de triunfo.

Lápide – expiação. Os corpos saindo, numa atitude de ressurreição indicam o despertar da alma em direção à perfeição.

Só por estes símbolos, já inferimos que a carta fala de alguma espécie de salvação ou intervenção divina, de arrependimento dos “pecados”, renovação e análise da própria vida, assim como a libertação e o perdão.

Referências culturais: O renascimento de Gandalf no Senhor dos Anéis, se transformando de Cinzento para Branco, é um exemplo dessa carta. Ou do Patinho Feio, que se descobriu um lindo cisne.

Bibliografia: Nei Naiff, Tarô – Vida e Destino/ Hajo Banzhaf, Manual do Tarô/ Kim Huggens, Tarot 101/ Lisa Hunt, Once upon a time

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 01/03/2014, em Artigos, Curso, Tarô e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: