Consciência, Inconsciência e Tarô


18-Major-Moon 19-Major-Sun (1)

É muito interessante observar como as cartas do Sol e da Lua no Tarô se adequam aos conceitos de consciência e inconsciência dentro do universo psíquico. Afinal, o Sol é a objetividade, a clareza, a lógica, a razão, aquilo que é visível e compreensível. Já a Lua é a intuição, a emoção, a sensação, aquilo que está oculto, que é misterioso, os sonhos e as inspirações. Os elementos também são opostos tais como fogo e água, assim como sua extensão: seco e molhado, luz e sombra, dia e noite, claro e escuro, quente e frio.

Essa dualidade também pode ser expressa pela questão da confiança e do medo. Quando tudo está iluminado, temos segurança e assim, podemos até nos desnudar, pois não precisamos de proteção, como a criança na carta. Já se estamos mergulhados nas trevas, o que emerge são nossos medos e nem a figura humana aparece. Enquanto no Sol tudo sorri e floresce, na Lua, as coisas parecem se fechar em si mesmas, recolhendo-se.

Apesar disso, não é porque o Sol parece feliz que a mente consciente seja absoluta. Ela pode se sentir assim, mas não é nada sem a Lua e sua sabedoria profunda. É na união dos dois que encontramos nosso equilíbrio. Afinal, o Sol precisa mesmo estar seguro de si (mente consciente) para receber aquilo que emerge da Lua (mente inconsciente), lidando com isso da melhor forma. Senão, poderemos ter uma cissão, um instante de loucura, uma quebra total de nossa unidade mental.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 02/17/2013, em Artigos, Tarô e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Excelente postagem, de fato a união entre opostos é que necessita ser almejada.

    Curtir

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: