Resenha: Um Tarô para junguianos e astrólogos


jung

Adquiri recentemente The Jungian Tarot de Robert Wang. Vindo numa caixinha preta bem bonitinha, este conjunto de cartas (num tamanho levemente menor que o padrão, o que as torna mais fáceis de manusear) se trata do resultado material de pesquisas e estudos ao longo de alguns anos do autor junto aos estudiosos de Jung. De todo modo, Wang não se restringe apenas à análise junguiana, pois relaciona igualmente as cartas aos aspectos astrológicos. Portanto, quem não souber muita coisa de ambas áreas, poderá ter bastante dificuldade em decorar todas as associações possíveis entre os arcanos.

livros

Por isso que, para estudar este baralho, é preciso ler os 3 livros que o acompanham, mas que são vendidos separadamente: The Jungian Tarot and its Archetypal ImageryTarot Psychology e Perfect Tarot Divination.

O resultado é um Tarô que constrói novas imagens (arquétipos) e que utiliza símbolos diversos ao que estamos acostumados para representar os Arcanos Maiores, embora não fuja muito da temática principal. Por exemplo, a Sacerdotisa carrega uma máscara, não existe anjo na carta dos Enamorados (na foto acima), um homem com uma espada emerge de dentro da Torre (que pega fogo) e não há precipício na carta do Louco.

Além disso, este tarô consegue ser um híbrido do Marselha e do Crowley por não criar imagens para representar os Arcanos Menores, e por representar os valetes como princesas e os cavaleiros como príncipes.

Mais usado como auto-conhecimento do que para fins divinatórios, eu recomendo o Tarô Junguiano para os astrólogos que querem ler cartas sem se afastarem muito da sua área de conhecimento e para quem estuda arquétipos e simbologia no geral.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 12/13/2012, em Artigos, Baralhos, Tarô e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Olá Vanessa, você conhece o Tarô dos contos de fadas?
    Conheci a muitos anos atrás , mas não encontro aonde comprar.
    Aguardo seu retorno
    abs
    Rose

    Curtir

  1. Pingback: Quer comprar um Tarô novo? | Tarolando

  2. Pingback: Resenha Jung e o Tarô – Sallie Nichols: Parte I (O Louco) | Tarolando

  3. Pingback: Baralhos para Conhecer: Terapêuticos | Tarolando

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: