Tarô e Cultura: Sacerdotisa – Sherazade – Sabedoria


No Tarô Lovers Path, ou Caminho dos Amantes, a carta de número 2, conhecida como Papisa, é ilustrada por Sherazade, a famosa narradora das Mil e Uma Noites, aquela coletânea de contos árabes que trouxe até nós histórias maravilhosas como Simbá, o marinheiro e Aladdin e a lâmpada mágica.

Neste tarô, a palavra-chave é Sabedoria. De fato, Sherazade, a filha do vizir do rei persa Sheriar, tinha muita consciência do que acontecia ao seu redor e, em sua observação comedida, foi capaz de evitar a morte de muitas virgens inocentes.

O que levou esta jovem e bela moça à posição de contadora de histórias foi a temporária loucura do rei que, após ter sido traído pela esposa, começou a desposar uma jovem por dia, matando-a ao amanhecer.

Sherazade, contra a vontade do pai, se casou com Sheriar e, antes do nascer do sol, iniciou “despretensiosamente” um de seus contos. Quando os primeiros raios solares surgiram, ela se calou, esperando a morte. Porém, o rei estava tão interessado no desfecho que permitiu que ela vivesse mais um dia para terminar. Com muita inteligência, a jovem foi emendando uma história na outra até que, após mil e uma noites, o rei já estava rendido aos seus encantos e inteligência, superando sua raiva e mágoas. Assim, Sherazade se tornou a rainha definitiva e seus contos entraram para a posteridade.

Sua relação com a Sacerdotisa do Tarô pode ser vista na sua intuição, que a fez arriscar quando parecia certo que morreria, no mistério que criou em suas histórias para se proteger, na paciência que teve para levar isso adiante o tempo que fosse necessário até que o rei desistisse de seu cruel intento e, por fim, no poder da sua imaginação para se manter interessante, mesmo após mil e uma noites.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei com mídias e publicações (jornais, internet e revistas), mas minha paixão sempre foi o Tarô, com o qual tenho uma vivência de mais de 20 anos. Atualmente resido em Franca, em São Paulo, sendo taróloga profissional – atividade reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/27/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Tenho o Lovers Path Tarot muito lindo.
    Sou um colecionador de Decks, muito show mesmo !!!

    Curtir

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: