Tarô e Cultura: 8 de Copas – Última Ceia

Esta cena ilustra, sob a concepção da Idade Média católica, a Última Ceia de Jesus Cristo, antes de ser crucificado. Porém, existem muitas incongruências históricas, como a mesa na qual Jesus está sentado, seu tom de pele, o largo e iluminado salão. Afinal, o normal era sentar-se no chão, Jesus era judeu, não europeu e, ele era um homem simples, que não tinha acesso, e nem queria ter, ao luxo e conforto.

Apesar de não corresponder à realidade, a emoção da cena corresponde bem ao significado do 8 de Copas, que fala de abandono, partida, de busca por um significado maior.

De certa forma, Jesus sabia, mesmo que intuitivamente, que aquele seria o último momento que passaria com seus discípulos e que seu fim estava chegando. Mesmo assim, não deixou de seguir seu caminho.

O uso das taças do naipe também se associa bem a este momento, porque foi quando Jesus ensinou o ritual que até hoje é seguido pelos padres nas missas, quando o pão é o corpo e o vinho é o sangue de Cristo.

Por fim, ao combinarmos o significado padrão do 8 de Copas, mais o contexto religioso cristão, temos a imagem da renúncia por um bem-maior. A partida é necessária para que algo seja compreendido. Mesmo que gere dor naqueles que estão por perto, não há como fugir do inevitável. Ou seja, sem desapego não há libertação.

6 comentários sobre “Tarô e Cultura: 8 de Copas – Última Ceia

  1. Isabelle disse:

    Recentemente fiz um jogo de tarot e perguntei se meu namorido ainda tinha mágoas por conta de brigas que ocorreram há meses e que quase destruíram nosso relacionamento, e a carta da resposta principal saiu o 8 de copas.
    A primeira carta (tema) saiu a temperança e na carta do que ele sente por mim saiu o 4 de copas.
    Me pergunto se esse 8 de copas pode simbolizar o fim das mágoas e dos entraves ou o fim do relacionamento.

    Curtir

    • Vanessa Mazza Furquim disse:

      Boa tarde! O 8 de Copas fala que as mágoas permanecem sim, mas que se pode fingir que elas não estão lá. Afinal, para que o relacionamento permaneça, é preciso deixar estas questões de lado. Porém, dizer que foi perdoado, não. A Temperança, por sua vez, mostra monotonia, mas também amizade entre vocês, o que combina com o 4 de Copas. Eu diria que, por este jogo, vocês podem até permanecer juntos, mas o relacionamento tende a ser sem brilho, sem entusiasmo e sem esperanças. Ou seja, se o assunto que causou as mágoas não for resolvido, a união poderá simplesmente definhar, mesmo que leve um tempo considerável (Temperança). Espero tê-la ajudado, Um abraço!

      Curtir

Alguma dúvida? Deixe abaixo!