Tarô e Cultura: 8 de Copas – Última Ceia


Esta cena ilustra, sob a concepção da Idade Média católica, a Última Ceia de Jesus Cristo, antes de ser crucificado. Porém, existem muitas incongruências históricas, como a mesa na qual Jesus está sentado, seu tom de pele, o largo e iluminado salão. Afinal, o normal era sentar-se no chão, Jesus era judeu, não europeu e, ele era um homem simples, que não tinha acesso, e nem queria ter, ao luxo e conforto.

Apesar de não corresponder à realidade, a emoção da cena corresponde bem ao significado do 8 de Copas, que fala de abandono, partida, de busca por um significado maior.

De certa forma, Jesus sabia, mesmo que intuitivamente, que aquele seria o último momento que passaria com seus discípulos e que seu fim estava chegando. Mesmo assim, não deixou de seguir seu caminho.

O uso das taças do naipe também se associa bem a este momento, porque foi quando Jesus ensinou o ritual que até hoje é seguido pelos padres nas missas, quando o pão é o corpo e o vinho é o sangue de Cristo.

Por fim, ao combinarmos o significado padrão do 8 de Copas, mais o contexto religioso cristão, temos a imagem da renúncia por um bem-maior. A partida é necessária para que algo seja compreendido. Mesmo que gere dor naqueles que estão por perto, não há como fugir do inevitável. Ou seja, sem desapego não há libertação.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/14/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Recentemente fiz um jogo de tarot e perguntei se meu namorido ainda tinha mágoas por conta de brigas que ocorreram há meses e que quase destruíram nosso relacionamento, e a carta da resposta principal saiu o 8 de copas.
    A primeira carta (tema) saiu a temperança e na carta do que ele sente por mim saiu o 4 de copas.
    Me pergunto se esse 8 de copas pode simbolizar o fim das mágoas e dos entraves ou o fim do relacionamento.

    Curtir

    • Boa tarde! O 8 de Copas fala que as mágoas permanecem sim, mas que se pode fingir que elas não estão lá. Afinal, para que o relacionamento permaneça, é preciso deixar estas questões de lado. Porém, dizer que foi perdoado, não. A Temperança, por sua vez, mostra monotonia, mas também amizade entre vocês, o que combina com o 4 de Copas. Eu diria que, por este jogo, vocês podem até permanecer juntos, mas o relacionamento tende a ser sem brilho, sem entusiasmo e sem esperanças. Ou seja, se o assunto que causou as mágoas não for resolvido, a união poderá simplesmente definhar, mesmo que leve um tempo considerável (Temperança). Espero tê-la ajudado, Um abraço!

      Curtir

  2. E quando pergunto o q ele sente por mim e sair 8 de copas?

    Curtir

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: