Tarô e Cultura: Mundo – O Nascimento de Vênus


Vênus, também conhecida por Afrodite pelos gregos, é a deusa do amor e da beleza, cujo nascimento, segundo o mito, ocorreu através de uma concha de madrepérola, após os testículos cortados de seu pai terem caído nas espumas do mar.

Já o Nascimento de Vênus, representado acima, é uma pintura do italiano Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo de Médici no final do século XV. Nela, a deusa emerge do oceano como mulher adulta, lembrando muito a imagem do Arcano número 21, O Mundo, o que explica por que os idealizadores do Tarô de Botticelli a escolheram para ilustrar este momento no caminho do Louco.

Apesar da correlação imagética, Vênus tem mais de Imperatriz, se bem que não completamente, do que de Mundo. Até pelo motivo deste arcano nos falar de fim, completude.

Mesmo assim, podemos ler a questão do novo começo, pois ela é o fruto de algo que se encerrou; a busca pela perfeição, por ser uma deusa que nos inspira e a plenitude nascida do amor que representa.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei com mídias e publicações (jornais, internet e revistas), mas minha paixão sempre foi o Tarô, com o qual tenho uma vivência de mais de 20 anos. Atualmente resido em Franca, em São Paulo, sendo taróloga profissional – atividade reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/13/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: