Tarô e Cultura: 6 de Paus – Machismo


É interessante observar esta figura trazida pelo Tarô das Donas de Casa (Housewives). Várias mulheres olham admiradas as ferramentas de limpeza de outra mulher, que não está presente na cena. Talvez elas estejam surpresas com a limpeza impecável daquela cozinha. Isso, associado ao significado tradicional do 6 de Paus, que fala de vitória e sucesso, nos passa uma sensação nítida de como há algumas décadas, o interesse da mulher (e também o que se esperava dela) residia apenas no universo do lar.

Como não era comum que a mulher obtivesse seu próprio sustento, é de se compreender que ela gerenciasse sua casa tal como uma empresa, cuidando das finanças, da organização, da alimentação, da limpeza e da recepção de visitas com grande maestria, virando, inclusive, tema de competição entre suas amigas ou vizinhas. Porém, muitas, sem perceber, estavam apenas se distraindo com coisas menores, enquanto os homens podiam dominar à vontade, tomando decisões importantes, que, naquela época, cabia a eles.

Relegar as mulheres a uma situação inferior era considerado normal durante estas décadas, como a de 50, por exemplo. Tanto que, mesmo as que trabalhavam, ocupavam posições de secretariado, telefonia, como se alguém do sexo feminino não tivesse inteligência para fazer algo mais criativo ou complexo.

No fim, este 6 de Paus me dá a sensação de que o verdadeiro vencedor é mesmo o marido da dona de casa retratada. Afinal, foi ele quem comprou todos estes equipamentos de limpeza, assim como a própria residência, dando a ela o dever de mantê-la impecável. Nada mais machista.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/12/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: