Tarô e Cultura: Eremita – Tom Bombadil


Tom Bombadil é um personagem muito interessante e misterioso da saga do Senhor dos Anéis, também presente no livro do Hobbit, cuja estreia nos cinemas acontecerá em dezembro deste ano.

Ele é associado à carta do Eremita, pois, ao mesmo tempo em que detém grande sabedoria e experiência pelo fato de ser anterior a todos os povos da Terra-Média, esta criatura mantém a leveza e a graça de uma criança, que poderíamos traduzir pela inocência do velho, aquela que é fruto de uma conexão maior com a Natureza e com a vida.

Enquanto os conflitos acontecem, Tom Bombadil, sabiamente, se coloca à parte, não se envolve, não se divide, continua integrado, dando outra dimensão à carta número 9 do Tarô que, muitas vezes, se interpreta como solidão e afastamento.

Bombadil pode estar alheio aos acontecimentos do mundo, mas não está desconectado. Ele apenas não tem apego ou máscaras. Ele já estava lá antes e continuará a existir depois.

Para quem não está familiarizado com a história de Tolkien, poderá encontrar no Tarô do Senhor dos Anéis um outro tipo de interpretação, bem mais intimista que objetiva. Afinal, cada arcano contém uma mensagem, que, unida ao significado da carta, nos traz outro tipo de resultado, o que leva à insights inusitados.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/10/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: