Tarô e Cultura: Estrela – Elfos


Os Elfos, que fazem parte de nosso imaginário há muitos séculos e que ganharam muita força nos últimos anos através do cinema – vide a Trilogia do Senhos dos Anéis, de Tolkien, que teve alcance global, atingindo milhões de pessoas -, são criaturas fantásticas trazidas pela Mitologia Nórdica e Céltica.

Eles são descritos como seres de aparência extremamente bela e jovem, que possuíam luz própria e habitavam as florestas. Seriam semi-deuses, com poderes mágicos, imortais e grandes arqueiros.

É interessante a associação dos elfos à carta da Estrela do Tarô, pois estes seres trazem mesmo à tona características semelhantes, como pureza de alma,  conexão com a Natureza, generosidade, serenidade, além de inspiração (eram ótimos artistas) e traziam esperança por onde passavam.

O que pode ser curioso é que, no caso desse baralho, a figura da carta é masculina, está de costas e vestida no alto de um morro. Ele recebe a luz da estrela no que parece ser um disco e está munido de outros elementos, como a taça e a espada. O que poderia ser o bastão, pendurado em suas costas na forma de um arco, acaba sendo representado novamente como outra espada.

Tenho a impressão que esta representação mostra uma conexão superior com o divino, pois o elfo recebe a luz da Estrela sem intermediários e se coloca numa posição elevada, mostrando poder de visão, além de contar com todos os recursos (emoção, razão, mundo material), os quais carrega junto a si.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 08/07/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: