Resenha: Tarô – Simbologia e Ocultismo – Nei Naiff


nei-simbologia

Acabei de ler este livro e fiquei pensando como uma boa leitura sobre o Tarô pode influenciar nossa carreira e mesmo a maneira como atuamos. Por isso, resolvi começar a trazer singelas resenhas sobre obras que, creio eu, podem ajudar os tarólogos a serem cada vez melhores, mesmo que não atuem profissionalmente. Afinal, conhecimento e repertório nos ajudam não só a fazer interpretações mais precisas, mas também nos torna mais completos, pois técnica (prática) deve caminhar lado a lado com a teoria.

Este, que é o primeiro volume de uma trilogia e que passou por revisão recente, traz desde a conceituação do que é símbolo e arquétipo, passando por uma noção de estrutura do tarô –  com formas diferentes de compreendê-lo, não pela ótica da carta isolada e sim, pelas relações de significados que se pode criar quando analisamos as imagens dos arcanos em conjunto.

Compila também, de forma ampla e detalhada, a história do Tarô, desde sua provável origem na Europa medieval até os dias de hoje, jogando por terra vários conceitos errados sobre a herança egípcia e cigana das cartas.

Por fim, e um dos pontos altos para mim, foi discernir melhor o que é Tarô, separando-o da cabala, da astrologia e da numerologia, assim como de outras artes ocultas, elevando este maravilhoso baralho de 78 lâminas em algo com identidade própria e valor simbólico, que pode existir e se fazer entender por si mesmo, sem necessitar usar outros conhecimentos para se validar.

Claro que todas as linhas possuem seu valor e podem conversar entre si. Porém, uma coisa é você fazer uma consulta de tarô, na qual se possa trazer um pouco de numerologia ou astrologia, por exemplo, como uma complementação para o auto-conhecimento, outra é ler o Tarô como se este fosse um subgênero das citadas ciências ou mesmo da cabala.

Enfim, recomendo a leitura!

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 07/31/2012, em Artigos, Resenhas de Livros, Tarô e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. A sua escrita é muito clara e objetiva. Sem rodeios, o leitor consegue manter a linearidade em seu raciocínio sequencial. Parabéns pelo excelente trabalho!

    Curtir

  1. Pingback: Vibração Oracular: 22 Arcanos Maiores | Tarolando

  2. Pingback: Bibliografia básica recomendada | Tarolando

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: