Tarô e Cultura: Luis XIV – Rei de Paus


O Tarô de Paris traz o Rei Sol, Luís XIV (1638-1715) como o Rei de Paus. É de se entender a associação, afinal, temos o elemento do fogo, que nos remete ao poder do sol, assim como o liga ao divino, à intuição, à inspiração. Temos igualmente a imagem do rei, cheio de poder e força de decisão. Claro, estamos falando de um soberano absolutista. “O Estado sou eu”, não era o que supostamente dizia sempre?

As palavras-chaves para esta carta da corte são: criatividade, inspiração, fortaleza, carisma, ousadia. Será que Luís preenche estas características?

Bem, vamos aos fatos: em termos de ousadia, eu diria que mandar construir um palácio ainda maior que o Louvre, num lugar afastado de Paris, no qual não havia muita coisa além de bosques e transferir toda corte para lá foi bastante audacioso. Para se ter uma ideia, o tamanho total de Versalhes (palácios mais bosques e jardins) equivale a 6 vezes a área total do Parque Ibirapuera em São Paulo.

Já em carisma e fortaleza, um rei que se mantém no poder por tantas décadas, que não se deixa abater por guerras, revoltas, nem doenças, que mantém milhares de nobres como abelhas zumbindo ao seu redor, tinha que ser muito carismático e exalar algum tipo de poder.

Por fim, em termos de inspiração e criatividade, muitos dos costumes, como moda e etiqueta, além da gastronomia e festas suntuosas tiveram grande expansão no seu reinado.

Então sim, a ligação entre arcano e personagem me parece bastante adequada.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 07/24/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: