Tarô e Cultura: Temperança – Buda


No Tarô de Buda, podemos ver que a carta número 14, a Temperança, traz na legenda O Caminho do Meio. De alguma forma, a maioria de nós já ouviu falar desse conceito de sensatez, equilíbrio e moderação. Afinal, não vivemos dizendo que “todo o excesso é negativo”?

Buda, que em sânscrito-devanagari significa “Desperto” é, segundo traz a Wikipedia, “um título dado na filosofia budista àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres.” Ou seja, a grosso modo, todo mundo que obteve total consciência da vida, parando de sofrer com as próprias limitações e defeitos causados pelo ego, passa a ser uma pessoa iluminada, desperta para verdade da existência.

O Buda que aparece nesta carta representa Siddhartha Gautama, o príncipe que abandonou riqueza e família para buscar o sentido da vida. Reza a lenda que ele atingiu o Nivarna (iluminação) após uma longa meditação abaixo da árvore Bodhi. Após isso, fundou aquilo que viria ser o budismo seis séculos antes do advento de Jesus Cristo.

Como para Sidarta Gautama todos podem atingir este grau de sabedoria, cabe a nós seguir os conselhos da Temperança, entre eles a busca por harmonia, a coerência entre nossos atos e crenças, a serenidade para lidar com adversidade, a cooperação entre as pessoas e o equilíbrio mental, emocional e físico combinados.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 07/19/2012, em Artigos, Tarô, Tarô e Cultura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: