Legacy of the Divine Tarot (Legado do Divino)


Legacy of the Divine, de Ciro Marchetti, é um tarô moderno, publicado pela editora Llewellyn em 2009. Além de ser uma ótima aquisição para colecionadores, por causa de sua arte bem-feita, ele vem em uma caixa com as tradicionais 78 cartas, um livro de quase 300 páginas e um saco de organdi preto para guardar as lâminas.

Baseado essencialmente no Rider-Waite, este baralho traz poucas modificações em relação aos símbolos e a sua estrutura geral, com exceção de alguns detalhes, como os nomes de algumas cartas: o Papa torna-se Fé, A Roda da Fortuna vira simplesmente a Roda e o Enforcado volta a ser simplesmente o Homem Pendurado. Tal como ocorre no Tarô do Waite, o arcano da Força recebe o número 8 e, a Justiça, o número 11. Por fim, o Valete de Ouros é representado por uma menina, enquanto os outros pajens permanecem meninos.

Em relação à arte (feita digitalmente numa linha mais de fantasia), as cenas representadas dão uma sensação de close-up, mostrando os símbolos tão conhecidos mais de perto, deixando o resto da cena tradicional de fora. Um exemplo disso é o 6 de Ouros que revela apenas as mãos, uma dando a esmola e a outra recebendo. Além disso, o fundo preto e as cores fortes tornam as cartas ainda mais “vivas” e atrativas. As figuras da corte são particularmente muito bonitas, principalmente as Rainhas e os Valetes. Já os Cavaleiros, curiosamente, surgem como elmos sem rosto flutuando no espaço de seu elemento, seja paus, ouros, copas ou espadas.

O livro, bastante completo, traz a história por trás do deck e apresenta os significados dos arcanos na forma de um diálogo entre os colaboradores do projeto. Pessoas tais como o artista Ciro Marchetti, que fala sobre seu raciocínio referente às escolhas das imagens e representantes da comunidade dos tarólogos, como Ruth Ann e Wald Amberstone, que explicam a energia de cada carta, James Ricklef que tece comentários e Leisa ReFalo que divide os significados de cada arcano em: palavras-chave na posição normal ou invertida, descrição geral, interpretação, atribuição planetária e elementar, presentes, conselhos e uma citação.

A obra ainda traz um apêndice com atribuições para elementos, números, planetas e signos do zodíaco, juntamente com uma bibliografia para consulta.

Vale à pena para aqueles que querem um complemento aos seus estudos, além de um tarô bonito e fácil de manusear que pode tranquilamente ser utilizado em consultas profissionais pois suas imagens possuem fácil compreensão até mesmo para quem não conhece seus símbolos.

Anúncios

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

Publicado em 05/19/2012, em Artigos, Baralhos, Tarô e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Alguma dúvida? Deixe abaixo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: